Marcelo Sacramento, Edson Menezes e Isabela Suarez. Foto: Ascom/ACB

O reitor da Basílica do Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes, apresentou, nesta sexta-feira (12), o tema da Festa do Bonfim 2026: ‘O Exercício do Ministério Público de Jesus, o Amado Senhor do Bonfim’. Reconhecida nacional e internacionalmente, a celebração evidencia a força de uma devoção que atravessa o Brasil há 280 anos, desde a chegada da imagem à Bahia. O cortejo, os ritos religiosos e as manifestações populares que movimentam a Colina Sagrada consolidam a festa como um símbolo de fé, tradição e diversidade cultural.

Os festejos serão celebrados entre os dias 8 e 18 de janeiro. A tradicional Lavagem das Escadarias da Basílica, na Colina Sagrada, acontecerá em 15 de janeiro, enquanto as novenas ocorrerão entre os dias 8 e 17, sempre às 19h. No dia 13, a noite será dedicada ao setor produtivo e aos advogados — ambos representados por entidades atualmente lideradas por mulheres.

Durante a coletiva desta sexta, padre Edson ainda definiu a advogada e empresária, Isabela Suarez, como juíza da festa. “A decisão foi em consenso e segue uma tendência da Igreja Católica de favorecer que mulheres ocupem cargos importantes, antes ocupados prioritariamente por homens. Estamos de pleno acordo e sintonia com essa recomendação”, destacou Menezes.

A escolha da presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), amplia a presença feminina na história cultural e religiosa da Bahia, trazendo ainda mais representatividade para uma das celebrações mais emblemáticas do estado. Suarez destaca que a afinidade, não só com a irmandade pela relação de família e da fé do ponto de vista religioso, tem ainda a relevância do aspecto econômico que os festejos representam para a economia do estado.

“O Bonfim não é apenas uma celebração de fé — é um movimento que fortalece a Bahia muito além do dia da festa. O Santuário, a irmandade e a fé que movem baianos e turistas o ano todo para subir a Colina Sagrada mobiliza comércio, turismo, serviços, gera oportunidades para pequenos e grandes empresários, evidenciando a força do empreendedorismo baiano. Quando a cidade se prepara para o Bonfim, toda a cadeia produtiva se movimenta. É a demonstração mais bonita de como tradição e desenvolvimento caminham juntos no nosso estado”, declarou Isabela.

Isabela Suarez. Foto: Ascom/ACB

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify