Bistrô Orquídea Negra. Foto: Yuri Zalcbergas

De 05 a 15 de setembro, o 7º Festival Tempero Bahia vai desembarcar no destino turístico do Vale do Capão, na Chapada Diamantina. O evento busca movimentar os restaurantes participantes da capital baiana e de cidades vizinhas, criando uma oportunidade para turistas, visitantes e moradores experimentarem a culinária local. Para este ano, estão confirmadas três cozinhas do Vale do Capão, que vão apresentar ingredientes locais em seus pratos a partir do tema do festival “Terroir da Chapada”.

Sob o comando da chef Ecathareine Santos, conhecida como “Caty”, o Alma Bistrô apresenta o Ravioli de palmito de jaca com ricota, com a utilização de insumos locais. “Estou trazendo um ingrediente muito representativo na cultura do Capão, onde nasci e fui criada, que é o palmito de jaca, a grande estrela do prato, combinado a outros ingredientes locais, oriundos da agricultura familiar, cultivados no Vale”, conta Caty.

Já a PizzaLab, do chef sérvio e pizzaiolo Igor Martinovic, traz a Pizza Vale dos Sabores, uma redonda assada no forno à lenha, com queijo coalho, licuri e mel. “Quis fugir um pouco da Jaca, que é muito consumida aqui, e apostei em terrois do Vale do Capão, como o queijo coalho, o licuri e o mel”, disse o pizzaiolo.

A chef Jakie Lessa, à frente do Bistrô Orquídea Negra, destaca o Atum empanado no café com molho da Chef, servido com purê de banana da terra e legumes salteados. “Para esta estreia no festival, pensei em um prato vibrante, colorido e pra cima, bem ao estilo regional, com um toque da Chapada Diamantina. Por isso utilizei o café, tão em alta na região”, detalha. Vale ressaltar que o café utilizado no prato pertence ao distrito de Conceição dos Gatos, no Vale do Capão.

Alma Bistrô. Foto: Yuri Zalcbergas
PizzaLab. Foto: Yuri Zalcbergas

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify