
A partir desta sexta-feira (10), as ruas do Comércio, na capital baiana, serão tomadas por diversão, cultura, mobilidade sustentável e encontros de especialistas para debates em torno do uso sustentável da bicicleta. Com realização da Prefeitura junto com o Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), o Festival da Bicicleta 2025 oferece um fim de semana repleto de atrações que celebram a “magrela” como ferramenta de lazer, esporte e transformação social.
O maior destaque da programação vai para a realização do 8° Pedal Outubro Rosa, no domingo (12), com concentração às 7h e saída às 8h, em frente ao Banco do Nordeste, na Avenida Estados Unidos. O evento tem como objetivo de conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama e valorizar o cuidado com a saúde feminina em todas as suas dimensões. A iniciativa possui caráter beneficente através de uma ação solidária, que arrecadará 1kg de alimento não perecível de cada participante.
Na sexta, acontece o Fórum Salvador Vai de Bike, no prédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), com a apresentação de painéis e debates sobre o papel transformador da bicicleta na sociedade. Um dos pontos altos do festival é a programação lúdica e recreativa que acontece na Avenida Estados Unidos, das 9h às 17h, no sábado e domingo. Nesses dois dias, a rua vai se transformar em uma grande escola ao ar livre com aulas gratuitas de bicicleta e patinete para crianças e adultos.
Os participantes ainda poderão aproveitar food bikes com opções gastronômicas variadas, shows ao vivo, circuitos infantis e Duo Kids para os pequenos se divertirem com segurança, além de expositores com produtos e serviços ligados ao universo da bicicleta.
“O Comércio será o palco perfeito, pois é um local arejado e amplo, com área para estacionamento de bikes, carros e fácil acesso ao transporte coletivo. Além disso, o festival fomenta geração de renda, reunindo lojistas do segmento para apresentar seus produtos e, através de um atendimento personalizado, ajudar as pessoas a escolherem sua bike e acessórios”, afirmou a coordenadora do MSVB, Liana Oliva.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify