Nesta quinta-feira (26), véspera da abertura do Festival Virada Salvador 2025, a Defesa Civil da capital baiana (Codesal) realizou uma grande vistoria preventina na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, palco do evento que inicia nesta sexta-feira (27) e vai até o dia 31. As equipes de profissionais, compostas por arquitetos, engenheiros e técnicos operacionais, circularam pelo espaço da celebração para verificar as normas de segurança. A inspeção se repete durante os cinco dias do festival e abrange os cenários espalhados pela cidade onde ocorrem shows pirotécnicos.
A inspeção consiste na checagem dos portais de entrada e saída do local, funcionamentos dos pontos de hidratação, dos brinquedos e das conexões elétricas principais. Além de verificar os dispositivos em caso de incêncio e a área onde será realizada a queima de fogos, as equipes promovem ações no perímetro do evento. Assim como no Carnaval, é montado um plano de contingência para o megaevento, uma ferramenta que direciona a atuação conjunta dos órgãos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC).
“Verificamos todos os quesitos para garantir a segurança do evento e vamos repetir essas ações até dia 31. Estamos atentos ao forte calor que já toma conta de Salvador. Acabamos de monitorar as ilhas de hidratação, que estarão ao lado do camarote, e vamos ficar atentos a esse espaço em todas as nossas rondas”, explica Sosthenes Macêdo, coordenador das operações e diretor-geral da Codesal.
“Olhamos tudo com muita atenção. Avaliamos as possibilidades de riscos e agimos de maneira preventiva. Com os resultados da vistoria, repassamos para os órgãos que, quando necessário, numa ação articulada e sob a coordenação da Codesal, serão acionados de forma a solucionar qualquer situação de anormalidade que venha ocorrer”, completa a engenheira de segurança responsável pela coordenação dos megaeventos pela Codesal, Rita Jane Moraes.
As atividades rotineiras da Codesal seguem em plantão 24 horas. Em casos de ameaças de desabamento de imóveis, alagamentos, deslizamentos de terra e incêndios, o órgão deve ser imediatamente comunicado por meio do telefone 199, chamada gratuita.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify