SSA Mapping 2017. Palácio Rio Branco. Foto: Reprodução.

O festival de vídeo SSA Mapping está de volta à Bahia entre os dias 24 e 29 de agosto, desta vez, em formato exclusivamente digital, com programação gratuita. A exibição do projeto acontecerá no canal do YouTube do Festival, às 19h30. A iniciativa consiste na apresentação de filmes projetados em superfícies ou objetos irregulares.

Aliando artes visuais, tecnologia, música e performances, o SSA Mapping chega a sua 3ª edição, convidando artista e o público para adentrarem nas memórias de lutas do povo baiano. As exibições serão projetadas na fachada do Solar da Quinta do Tanque, que abriga a segunda maior instituição arquivista do país: o Arquivo Público do Estado da Bahia – APEB.

“A escolha do Solar da Quinta do Tanque segue a nossa política de ocupação de espaços públicos que carregam em si anos de História. E o Solar ainda traz esse diferencial de abarcar as memórias diversas, ao longo da nossa trajetória enquanto povo e sociedade, nos mais de 40 milhões de documentos do Arquivo Público do Estado. Ou seja, não só o prédio, como o que está dentro dele tem valor imensurável”, destacou, Lívia Cunha, produtora e uma das idealizadoras do Festival.

O espaço guarda em seus arquivos a memória da Bahia e do Brasil, mas não foi só o simbolismo que norteou a escolha. “Além da bagagem histórica do Solar, o seu formato em ‘U’ traz um desafio técnico e estrutural inédito pra gente, expandindo as projeções da fachada da frente até as laterais do prédio”, completou Zé Enrique Iglesias, o produtor e diretor técnico do Festival.

Solar da Quinta do Tanque. Foto: Reprodução.