Festival Homens de Barro. Foto: Tatiana Azeviche/Setur-BA

O 16º Festival Homens de Barro encerrou-se no último sábado (20), em Ibirataia, na Costa do Cacau, reunindo cerca de duas mil pessoas em quatro dias de programação. Realizado no espaço Cores da Terra, o evento contou com oficinas, exposições, feira de artesanato, apresentações culturais, shows musicais e visitas à fazenda de cacau Lajedo d’Ouro, apoiado pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA).

O momento central foi a tradicional queima das esculturas de argila da artista Selma Calheira, transformadas em cerâmica. Durante o festival, ela apresentou o projeto Cidade dos Homens de Barro, que prevê a instalação de mil esculturas gigantes em uma montanha do município. “Será a maior exposição de cerâmica das Américas e um polo de turismo sustentável”, afirmou a artista

O secretário de Turismo, Maurício Bacelar, destacou o impacto econômico da proposta: “A iniciativa valoriza a história da Costa do Cacau e pode atrair visitantes, gerando emprego e renda”. A mineira Ivana Panizzi, uma das visitantes, reforçou o encanto do evento: “O Brasil e o mundo precisam conhecer esse festival”.

No mesmo dia, o distrito de Arembepe, em Camaçari, sediou o projeto Primavera das Tribos, em celebração ao Dia Mundial da Limpeza. Cerca de 200 moradores participaram da coleta de resíduos em praias e lagoas até a Aldeia Hippie, destino de reconhecimento internacional. Para o coordenador, Reginaldo Martins, a ação fortalece o turismo sustentável.

Já na zona turística Baía de Todos-os-Santos, dois eventos movimentaram o fim de semana: a 1ª Expo Mundo Pet, no Centro de Convenções de Salvador, voltada ao mercado de animais de estimação, e o 2º Festival do Recôncavo, em Santo Amaro, que reuniu música, dança e gastronomia regional.

Homem de Barro. Foto: Instagram (@homensdebarro)

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify