
Nos dias 19, 20 e 21 de maio, o festival internacional de divulgação científica Pint of Science vai retornar a Salvador, reunindo nomes de destaque da ciência baiana. Dentro da Cervejaria Art Malte, no Rio Vermelho, 12 pesquisadores irão conversar sobre as suas áreas de forma descontraída e acessível para a população, discutindo temas como interseccionalidades, crise climática, desinformação e saúde mental. Estão previstos nomes como Kananda Eller, conhecida como ‘Deusa Cientista’, Marcelo Veras, Manoel Barral Netto e muitos outros. “A edição do Pint of Science Salvador 2025 vai abordar temas científicos que atravessam nossa sociedade. Com isso, buscamos contribuir para a democratização dos saberes e para a construção de uma ciência diversa, inclusiva e de impacto social”, conta Valéria Borges, coordenadora geral do evento.
O tema de abertura, no dia 19, será “Poderes plurais: Ciência e interseccionalidades”, com mesa composta por nomes como a química e criadora de conteúdo Kananda Eller, mestra em Ensino de Ciências Ambientais pela USP; a psicóloga Juliana Prates (Ufba), doutora em Estudos da Criança; e ainda a tradutora Feibriss Cassilhas, doutora em Estudos da Tradução (Ufba). O painel terá mediação da biomédica Karine Damasceno, coordenadora do projeto Meninas Baianas nas Ciências.
No dia 20, o assunto é “Ciência está em tudo: Crise ecológica, povos originários e desinformação”, com participação de Manoel Barral Neto, pesquisador da Fiocruz Bahia e atual presidente da Academia de Ciências da Bahia; Vanessa Pataxó, mestranda em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Ufba; Charbel El-Hani, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares em Ecologia. O papo terá moderação de Camila I. de Oliveira, da Fiocruz Bahia.
Por fim, no dia 21, o painel será “Pinceladas da mente: Neurociências e saúde mental” com o psiquiatra, pesquisador e escritor Marcelo Veras (Ufba); além de Milena Pondé, coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Autismo (Labirinto/EBMSP); Bruno Solano, da Fiocruz Bahia e do IDOR, e Antônio Nery Filho (Ufba), fundador do Coletivo Intercambiantes Brasil. Para mais informações sobre o evento, basta acessar o site oficial.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify