Levar diversão para a criançada que está em casa cumprindo o isolamento social é o que inspira a sexta edição do Festival Música para Brincar, que caprichou na programação e vai oferecer ao público infantil um cardápio recheadíssimo de atrações entre os dias 27 de março e 09 de abril. São 14 dias seguidos, sempre ás 14h, com shows musicais, brincadeiras, contação de histórias e oficinas, transmitidos no canal do Música para Brincar no YouTube.
A grade de atrações busca mesclar diferentes tipos de atividades e linguagens artísticas para entreter os pequenos e, para isso, grupos artísticos infantis foram convidados para integrar a programação. São eles Tapetes Contadores de Histórias, Curiatã, Corrupião e Cadeira de Brin, além do percussionista Mário Pam, que vai ministrar Oficina de Percussão, ensinando as crianças um pouco sobre samba reggae.
“Nesta versão online do festival, a nossa proposta é que as famílias reservem aquele horário diário para promover um escape para as crianças, Sabemos o quanto elas estão expostas a vídeo games, desenhos e outros conteúdos pasteurizados, que as colocam num lugar de passividade, então buscamos priorizar um conteúdo diverso, com riqueza cultural, que convida elas para um repertório de canções, descobertas e brincadeiras, como um resgate mesmo à cultura do brincar”, comenta a produtora cultural e idealizadora do Música para Brincar, Renata Hasselman, à frente da Multi Planejamento Cultural.
Em todas as apresentações, o pano de fundo é o estímulo a criatividade, às atividades corporais e a busca por capturar as crianças para a cultura, a arte, o riso, a dança e a música. “Sabemos o quanto essa presença ativa da criança na brincadeira contribui para a sua subjetividade, pensamento crítico e capacidade de reflexão”, reforça Hasselman.