Entre os dias 17 e 20 de outubro, o Cineteatro 2 de Julho vai receber a nona edição do Cine Kurumin. O festival de cinema acontece em Salvador com uma programação repleta de produções indígenas, além de debates e outras atividades interativas.
Ao todo, 70 produções serão apresentadas durante os quatro dias de evento, dentre elas está a Mostra Competitiva, com apresentações baseadas em curtas e longas-metragens realizadas sob curadoria indígena. Além disso, oficinas e rodas de conversa serão realizadas nas Mostras Especiais “Minérios são lascas de céu”, “Awé – Olhares do Nordeste Indígena” e “Katahirine – Constelação Audiovisual das Mulheres Indígenas”.
A diretora e curadora do evento, Thais Brito, destacou a importância de revelar tais produções no festival: “Uma janela para as imagens de povos originários, o Cine Kurumin também possibilita o diálogo intercultural com os cineastas indígenas, provocando debates sobre os filmes e as questões indígenas contemporâneas. Esse encontro intercultural cria aproximações com a realidade atual dos mais de 200 povos que vivem no país, somando cerca de 1,7 milhões de pessoas”.
O Cine Kurumin acontece desde 2011 na capital baiana e em territórios de diversos povos indígenas do estado. Na edição atual, nomes como Morzaniel Iramari Yanomami, Olinda Muniz, Ziel Karapotó, Bia Pankararu e Geni Nuñez são algumas das presenças confirmadas. A programação completa e a retirada de ingressos gratuitos podem ser encontradas no site oficial do evento.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify