Imagem Ilustrativa. Foto: Freepik

Entre os dias 23 e 28 de julho, o Melanina Acentuada Festival vai retornar à Salvador ocupando quatro espaços da cidade: Teatro do Goethe-Institut, Aliança Francesa, Teatro Martins Gonçalves e Casa Rosa. Nesta 6ª edição, o evento vai explorar a “Qualidade Transmídia das Narrativas Negras”, destacando como essas histórias se movem com fluidez entre diferentes formas de arte.

Alinhadas à temática, as oficinas gratuitas se destacam dentro da programação, oferecendo insights sobre os processos de criação de narrativas negras. Além disso, são uma oportunidade para os participantes mergulharem nas poéticas negras, explorando temas diversos e enriquecendo o escopo da produção artística contemporânea.

No dia 25 de julho, Mariana Freire, de “Desmontando a Casa”, conduzirá uma sessão explorando as nuances da criação artística e os desafios enfrentados ao abordar temáticas negras no teatro contemporâneo, com a “Oficina de Criação”. Já na “Consultoria Dramatúrgica (1)”, no dia 26 de julho, jovens autores negros terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades na escrita ficcional, recebendo orientação de experientes dramaturgos e fortalecendo suas vozes literárias. Ainda no mesmo dia, Fernanda Felisberto e Rodrigo França ministrarão o “Ateliê de Ideias (1)”, proporcionando discussões profundas sobre a poética das narrativas negras.

No dia 27 de julho, Joelzito, Tom Faria e Diego Araúja explorarão temas como a expressão artística da dor e a intersecção entre teatro, cinema e literatura no “Ateliê de Ideias (2)”. No último dia do evento, 28 de julho, acontecerá o “Ateliê de Ideias (3)”, onde Miguel Arcanjo e Mônica Santana discutirão a poética da dor ou como se livrar da amargura do discurso. Todas as oficinas citadas acontecerão no Goethe-Institut.

Além disso, o festival contará com diversas atividades como apresentações de espetáculos, mesas redondas, leituras dramáticas, entrevistas públicas e compartilhamentos de processos criativos, proporcionando uma imersão profunda nas poéticas negras. Para mais informações, basta acessar o Instagram do Melanina Acentuada Festival.

Goethe-Institut. Foto: Florian Boccia

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle Notícias,  Twitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify