Chuvas. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Chuvas. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A previsão para o mês de fevereiro na maior parte das Regiões Norte e Nordeste do país é de calor e chuvas acima da média, segundo Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), com média de temperatura superior a 26ºC. Os volumes de chuva podem ficar abaixo da média no leste do Acre, sul do Pará e Amazonas, parte de Rondônia, Tocantins e da Bahia.

“A previsão de chuvas mais regulares e bem distribuídas continuarão a ocorrer nas áreas em produção da região Norte, além do norte e oeste da região Nordeste, favorecendo a implantação e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra”, aponta o relatório do Inmet.

De acorco com o instituto, em parte das Regiões Centro-Oeste e Sudeste as chuvas serão abaixo da média, mas com a possibilidade de ultrapassar 160 milímetros por dia em algumas áreas. As cidades no noroeste do Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, faixa leste de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro apresentam mais chance de enfrentar um volume aumentado de chuvas.

Nessas regiões, o mês inica com alerta laranja para temporais. A regularidade das chuvas previstas para o Centro-Oeste e Sudeste garantirá a umidade no solo, beneficiando o desenvolvimento das lavouras na fase de enchimento de grãos. No entanto, as lavouras que estão em estágio de maturação e colheita podem ser prejudicadas, aponta o instituto.

Apenas a Região Sul do país terá chuvas abaixo ou próxima da média histórica, com exceção da costa leste dos estados de Santa Catarina e Paraná, onde o volume de chuva pode ultrapassar o esperado para o mês. A redução de umidade no solo o centro-oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina pode impactar o desenvolvimento das lavouras.

Chuvas. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Chuvas. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, FacebookInstagram, LinkedIn e Spotify