Em reverência a um dos maiores sambistas do Brasil, a prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM) lançou, nesta segunda-feira (30), a chamada pública para o Prêmio Riachão. A iniciativa pretende estimular os projetos de pequeno porte. O mecanismo irá destinar o valor de R$15.000 para cada proposta artística-cultural escolhida. As inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de setembro através do site Cultura FGM.
Cumpre ressaltar que os projetos devem ser pensados e formatados para o ambiente virtual. Serão selecionadas, pelo menos, 120 propostas que se enquadrem em diversas linguagens artísticas. No mínimo, 30% das premiações desta chamada serão direcionadas a projetos inscritos por artistas autodeclarados negros.
Para o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, a Lei Aldir Blanc, que permite a captação de recursos, é uma conquista de toda a classe. “Vivemos um momento muito delicado na produção cultural de nosso país. Destravar todo esse montante é impulsionar toda a cadeia da cultura de nossa cidade”, disse.