Nesta sexta-feira (6), a Fifa anunciou que os empresários de jogadores terão um limite para as comissões de transferências sob novos regulamentos destinados a trazer transparência para as transações de jogadores. A medida tem previsão para entrar em vigor na próxima segunda-feira e, além disso, as regras incluem exame e publicação de listas de clientes.
“Isso marca um passo histórico para o estabelecimento de um sistema de transferências de futebol mais justo e transparente”, afirmou a Fifa em comunicado. “O novo regulamento introduz padrões básicos de serviço para empresários de futebol e seus clientes, tudo com o objetivo de reforçar a estabilidade contratual, proteger a integridade do sistema de transferências e alcançar maior transparência financeira”, complementa.
Em 2022, as taxas pagas pelos clubes pelos serviços de intermediários foram de 622,8 milhões de dólares, de acordo com o informe da Fifa em dezembro, marcando um aumento de 24,3% em seus gastos com taxas em comparação com 2021.
Com a aprovação das mudanças definidas em uma reunião do Conselho da Fifa, os empresários agora podem receber uma comissão máxima de 3% para qualquer transferência acima de US$ 200 mil e de 5% para negócios abaixo de US$ 200 mil.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.