Vinícius Júnior. Foto: Karim Jaafar/AFP

Na última terça-feira (17), aconteceu a cerimônia de premiação do FIFA The Best Football Awards, que prestigia o melhor jogador do mundo desde 1991, e a melhor jogadora desde 2001. O evento foi realizado em Doha, no Catar. Nesta edição, depois de 17 anos, o Brasil voltou a ter o melhor jogador do mundo com Vinícius Júnior, que recebeu o The Best. O jogador do Real Madrid é o sexto brasileiro a vencer a premiação, se juntando a Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Romário, Rivaldo e Kaká, que havia sido o último premiado, em 2007.

“Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Eu era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto do crime. Estou fazendo por muitas crianças que acham impossível, mas que podem chegar até aqui. Tenho de agradecer a todo mundo que votou em mim, todos os jogadores, treinadores, jornalistas e meus fãs. Eu não poderia deixar de agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho dela para viver o meu sonho. Agradecer ao presidente, ao mister Carleto [Carlo Ancelotti], e ao meu time que me fez chegar até aqui e me fez acreditar que eu poderia fazer a diferença e fazer grandes coisas com elas”, disse Vini Jr, em discurso após receber o troféu.

Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, a atacante brasileira Marta também foi premiada no FIFA The Best. A atleta alagoana venceu o troféu de gol mais bonito do futebol feminino em 2024, garantindo a primeira edição do prêmio que traz seu nome, o Prêmio Marta, criado para reconhecer o melhor gol do futebol feminino. O gol premiado aconteceu durante a vitória da Seleção Brasileira, em um amistoso contra a Jamaica, no dia 1º de junho.

Apesar de não estar presente na cerimônia, a Rainha do Futebol enviou um vídeo agradecendo a premiação. “Quero dizer que estou muito feliz com o resultado. Competir com todas essas craques. Foram gols fantásticos, e essa temporada foi maravilhosa também. [Estou] Mais feliz ainda em receber um prêmio que leva o meu nome. Sem dúvida, é uma honra muito grande, então quero agradecer a todos vocês”, afirmou Marta.

Outra brasileira também foi homenageada pela premiação. A atleta Gabi Portilho, que defende o Corinthians, foi a única representante do Brasil no time ideal da FIFA. A meia foi um dos destaques da seleção brasileira vice-campeã olímpica nos Jogos de Paris.

Marta
Marta. Foto: Alexandre Loureiro.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify