Nesta segunda-feira (13), a Academia Brasileira de Cinema anunciou que o o filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Sales, vai representar o Brasil na categoria de “Melhor Filme Internacional” no Oscar 2025. Desde sua estreia, o longa já esteve em diversos festivais internacionais desde sua estreia nas telonas, conquistando o prêmio de “Melhor Roteiro” no Festival de Veneza e sendo exibido nos festivais de Toronto e San Sebastián, além de ter sido selecionado para o Festival de Nova York.
O filme é estrelado por Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello. Inclusive, a atuação de Fernanda Torres, ao interpretar a personagem Eunice, vem recebendo vários elogios de críticos de cinema. O texto é uma adaptação de uma obra autobiográfica de Marcelo Rubens Paiva em que conta a história de sua mãe Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, que foi levado de casa e morto pelos militares durante a ditadura. O longa aborda o processo de descoberta da verdade e a busca pela memória dos desaparecidos políticos.
“Estou orgulhosa de presidir essa comissão, que foi unânime na escolha desse grande filme sobre memória, um retrato emocionante de uma família sob a ditadura militar. ‘Ainda Estou Aqui’ é uma obra-prima, sobre o olhar de uma mulher, Eunice Paiva, e com atuações sublimes das duas Fernandas. Esse é um momento histórico para nosso cinema. Não tenho dúvida que esse filme tem grandes chances de colocar o Brasil de novo entre os melhores do mundo”, afirmou Bárbara Paz, atriz e presidente da Comissão de Seleção da Academia nacional.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify