Filme ‘Nevrose’. Foto: Carolina Guerreiro

O curta-metragem baiano ‘Nevrose’ faz sua estreia mundial no Atlanta Women’s Film Festival, que acontece de 24 a 28 de setembro em Atlanta, na Geórgia, Estados Unidos. O filme, dirigido por Ana do Carmo e com produção executiva de Rubian Melo, será exibido no dia 26 de setembro. A trama acompanha a médica Francisca, que se torna obcecada em salvar vidas após sentir culpa pela morte da filha, até cruzar com uma suicida que não deseja ser salva.

“É uma alegria imensa produzir cinema em nosso território e, a partir dele, conseguir cruzar fronteiras geográficas, levando nosso olhar e nossas histórias para o mundo. Ver nosso filme chegar a Atlanta é motivo de orgulho, sobretudo em um festival que celebra a assinatura artística de mulheres”, afirmou Ana do Carmo. A diretora destacou ainda que a obra, realizada por uma equipe majoritariamente feminina e negra, reafirma a potência do cinema baiano e brasileiro.

Inspirado nos contos ‘Nevrose’ e ‘A Suicida’, da escritora do século XIX Délia, o curta é derivado do capítulo homônimo do longa antológico ‘Insubmissas’, agora apresentado no corte da diretora, que oferece um novo olhar sobre a história. “Cada ajuste de ritmo, cada cena ressignificada, abriu caminhos para aprofundar ainda mais a dimensão dramática das personagens”, disse Ana.

Com 16 minutos de duração, ‘Nevrose’ é realizado pelas produtoras Daza Filmes e Saturnema Filmes, com distribuição da Tarrafa Produtora e Distribuidora. O elenco inclui Josi Varjão (Francisca), Tainah Paes (Elizabete), Sara Barbosa (Romina) e Jota Silva (Jorge). Após a exibição nos EUA, o filme terá estreia nacional no “Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Brasil, África, Caribe e outras Diásporas”, no Rio de Janeiro, com data ainda a ser divulgada.

A Saturnema Filmes, produtora baiana de cinema de gênero com equipe 100% negra, acumula mais de 30 prêmios e filmes exibidos em mais de 10 países. Já a Tarrafa Produtora e Distribuidora, de Pernambuco, é especializada na distribuição de curtas e longas brasileiros, com foco no fortalecimento do audiovisual nacional.

Filme ‘Nevrose’. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify