“Kobra Auto Retrato”. Foto: Divulgação.

No dia 17 de novembro chega aos cinemas Kobra Auto Retrato, documentário dirigido por Lina Chamie que retrata as lutas e a emancipação de Eduardo Kobra, um dos artistas de rua mais famosos do mundo. O filme foi selecionado para o 13º Festival de Documentários de Nova York e participou do Festival do Rio e da 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

O filme conta a sua história, desde a infância difícil na periferia de São Paulo, fazendo grafite nas ruas ilegalmente, até pintar mais de 50 murais em Nova York e ser reconhecido como um artista de sucesso internacional. Ao explorar sua vida e intimidade, o documentário levanta questões da violência nas ruas e do preconceito no Brasil. Ao revelar a luta de Kobra como um artista singular, o filme ainda mostra a arte de rua como uma voz política e democrática.

“Eduardo Kobra não é uma pessoa fácil, por isso também não foi fácil fazer um filme sobre ele. Quando damos uma primeira olhada em seu trabalho, ele pode não parecer o artista mais intrigante. Por ser um tanto tímido, como ele mesmo o diz, resiste a se revelar. Foi exatamente isso que exploramos como principal material para contar sua história e arte. O filme propõe uma viagem na noite, na alma do artista, pois é na relutância em se expor que ele se revela do avesso. Demorou um pouco para ganharmos sua confiança e trabalhamos juntos o máximo que pudemos”, conta Lina Chamie, diretora do documentário.

Eduardo Kobra. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.