Ruy Barbosa. Foto: Divulgação/Fundação Casa de Rui Barbosa.

No dia 04 de março, Salvador vai receber o pré-lançamento nacional do filme-documentário “A Voz de Ruy”. Na ocasião, vai acontecer uma sessão para convidados no Cine Glauber Rocha, às 19h, encerrando a celebração dos 100 anos da morte de Ruy Barbosa.

Com direção de Fernanda Miranda e Pedro Sprejer, e direção geral de Belisário Franca, a obra vai mostrar os bastidores da vida do jornalista, político, jurista e diplomata baiano. A história terá o suporte de depoimentos de especialistas na sua vida e obra, com fotos e documentos da Fundação Casa de Ruy Barbosa, ABI, Biblioteca Nacional e Arquivo Nacional. Além das imagens da Cinemateca Brasileira e do acervo do documentarista Isaac Rozemberg.

Desse modo, o longa mostra como o baiano estava presente em diversos momentos importantes da Monarquia e da Primeira República brasileira, mostrando a atualidade dos seus pensamentos. “A Voz de Ruy” revela varias versões do jornalista e diplomata. Sendo um dos precursores do abolicionismo, mentor da reforma do ensino, coautor da Constituição Brasileira, criador dos Tribunais de Contas. Assim como, defensor da igualdade entre as nações e do federalismo, dentre outras vertentes de seu pensamento e ideário.

Segundo Maurício Xavier, produtor executivo do filme, as imagens de arquivo ajudaram no processo de realização, devido o desafio das produções com personagens históricos. Por fim, após a pré-estreia, o filme deve entrar em cartaz no circuito comercial e nas plataformas digitais. O longa também estará em escolas e universidades para uso como ferramenta educativa.

Produção de “A Voz de Ruy”. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,   FacebookInstagramLinkedIn e Spotify