O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, confirmou nesta terça-feira (10), que os órgãos responsáveis pela investigação dos ataques extremistas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no último domingo (8), já identificaram alguns dos financiadores da ação que resultou na depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Temos uma investigação em curso, que ainda vai ter muitos desdobramentos. Já foram identificados os primeiros financiadores, sobretudo em relação aos ônibus (que trouxeram os participantes dos atos à capital federal): aqueles que organizaram o transporte, que contrataram os veículos. Estas pessoas já estão todas identificadas”, disse Flávio Dino.
Embora não tenha fornecido detalhes sobre os nomes que já foram identificados, Dino informou que, entre os patrocinadores dos ataques, há desde pequenos comerciantes até empresários do agronegócio e indivíduos ligados a colecionadores, atiradores desportivos e caçadores.
“Tivemos a apreensão de aproximadamente 1,5 mil pessoas, mas agora estamos tratando das individualizações. Trata-se da maior operação de polícia judiciária da história do Brasil, mas não se trata de uma prisão em massa. É preciso identificar cada pessoa e o que ela fez”, completa o ministro.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.