TRÂNSITO EM SALVADOR. FOTO: REPRODUÇÃO.

Segundo informações da bolsa de valores brasileira, B3, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), os financiamentos de veículos das categorias leves, pesados e motos registraram um aumento de 23,8% e um total de 3,4 milhões de unidades no primeiro semestre, tanto novos quanto usados. Esse é o melhor índice desde 2011, quando foram vendidas 3,7 milhões de unidades. O período entre janeiro e junho deste ano superou em 650 mil unidades o ano passado.

O levantamento aponta que os financiamentos na categoria de motos foi a que registrou maior avanço, com evolução de 31,5%. Já o segmento de veículos comerciais e leves cresceu 21% no primeiro semestre, seguido dos veículos pesados (caminhões para transporte de cargas) com aumento de 15,8%. Do total de unidades financiadas, apenas 1,2 milhões foram de veículos novos.

Para Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado da B3, os resultados positivos são fruto do aumento da concessão de crédito para este segmento por parte dos bancos, melhoria da renda e maior disponibilidade de recursos para as linhas de financiamentos com garantia real.

Veículos estacionados
Veículos estacionados. FOTO: AGÊNCIA BRASIL.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify