Fiocruz do Rio de Janeiro. Foto: Reprodução

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) completa nesta terça-feira (25) o seu aniversário de 121 anos. Durante a sua história esteve à frente do desenvolvimento de vacinas, medicamentos e na formação de profissionais em diversas áreas da saúde para a atuação no SUS (Sistema Único de Saúde). Hoje a Fundação é responsável pela produção local da vacina AstraZeneca, imunizante desenvolvido em pareceria com a Universidade de Oxford.

Uma instituição de excelência com filiais em várias partes do Brasil, inclusive na Bahia, onde possui uma sede na Rua Waldemar Falcão, no bairro do Candeal, em Salvador. Em suas redes sociais, a Fundação celebrará o seu aniversário com evento virtual na próxima quarta-feira (26), que vai contar com a palestra de abertura de Nise Trindade Lima, presidente da Fiocruz, às 9h.

O Instituto depende hoje do envio do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para a produção da vacina contra a Covid-19, mas, a partir do segundo semestre deste ano, com a incorporação das tecnologias da biofarmacêutica inglesa, a expectativa é de que a Fundação passe a ter uma produção 100% nacional do imunizante.