O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fiocruz foi selecionado, nesta terça-feira (21), pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como centro para desenvolvimento e produção de vacinas com tecnologia RNA mensageiro na América Latina. Este é o mesmo método de produção do imunizante da Pfizer. A escolha da unidade ocorreu devido aos estudos pré-clínicos de uma candidata à vacina contra a Covid-19, que está sendo desenvolvida no local.
Em abril deste ano, foi aberta uma chamada mundial com o objetivo de aumentar a capacidade de produção e ampliar o acesso às vacinas contra a Covid-19 nas Américas. Ao todo, cerca de 30 empresas científicas latino-americanas participaram do processo. A escolha foi realizada por um comitê de especialistas independentes. Além da Fiocruz, uma outra proposta, localizada na Argentina, também foi selecionada.
Como resultado da seleção, a OMS colocará à disposição da Fiocruz uma equipe de especialistas com experiência no desenvolvimento de vacinas com esta tecnologia. A expectativa é de acelerar todo o processo.