
Salvador está sediando pela primeira vez o Encontro Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), reunindo 21 presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa. Com uma programação recheada de painéis e palestras, o destaque da última terça-feira (7), foi para a participação do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que reforçou o papel do Judiciário no enfrentamento dos desafios oriundos do advento das novas tecnologias.
“Nós vivemos uma era em que a noção de vale tudo, num certo sentido de lei da selva, se generaliza. Isso é o ethos, emanado, muito fortemente, a partir da tecnologia, que penetra nos poros da sociedade com muita intensidade e penetra no jogo institucional. Isso faz com que o Judiciário seja parte fundamental do modo como a sociedade se desenvolve, pois somos guardiões dos trilhos, das regras do jogo, dos procedimentos e dos valores substanciais plasmados na Constituição”, afirmou Dino.
Ainda entre os destaques, a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Desembargadora Cynthia Resende, fez uma apresentação, a qual destacou o compromisso do Judiciário baiano com a sustentabilidade. “Uma justiça que, quando distribui a equidade entre as pessoas, também promove equilíbrio para o planeta. A política de sustentabilidade é a inclusão de sustentabilidade social, ambiental e de engajamento para garantir um Judiciário alinhado e preparado para a plena efetividade e integridade”, apontou.
A Corte baiana, que integra o Programa Justiça Carbono Zero, conquistou o 1° lugar entre os Tribunais de Grande Porte no Ranking Nacional de Sustentabilidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Nós entendemos que o Poder Judiciário não deve ficar, somente, preocupado com processos, com números, mas também com a sociedade, com os problemas que a sociedade hoje moderna tem. E nós precisamos dar respostas rápidas e concretas, também, para a solução desses problemas”, ressaltou a Desembargadora.


Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify