Nesta quinta-feira (22), Flávio Dino, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, vai tomar posse no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia vai acontecer às 16h, com a presença do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e dos presidentes da Câmera dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.
Dino chega ao cargo depois que a ex-ministra, Rosa Weber, se aposentou em outubro de 2022. O presidente brasileiro o indicou para ocupar a cadeira logo em seguida. Com isso, em dezembro de 2023, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o nome com 17 votos à favor. Assim, o plenário da Casa também aprovou com 47 votos a 31.
Após o término da solenidade, o ministro vai se dirigir à Catedral de Brasília para participar de uma missa de ação de graças. Porém, ele recusou o jantar que as associações de magistrados oferecem aos que tomam posse no STF. Dino estará responsável por cerca de 340 processos remanescentes de Weber. Por fim, será o novo relator de processos sobre a atuação do governo Bolsonaro, durante a pandemia do covid-19.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.