Dias Gomes. Foto: Arquivo Nacional/Fundo Correio da Manhã

Sendo o sexto ocupante da cadeira 21 da Academia Brasileira de Letras (ABL), o romancista, dramaturgo e autor de telenovelas Dias Gomes, falecido em 1999, será homenageado na Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que acontecerá de 6 a 10 de agosto. A informação foi antecipada ao Portal A TARDE. Nascido em Salvador, Gomes ganhou o 1º lugar no Concurso do Serviço Nacional de Teatro de 1939, com a peça “A comédia dos moralistas”, e estreou no teatro coma comédia “Pé-de-cabra”. Além disso, sua obra “O Pagador de Promessas”, foi adaptada ao cinema.

Dias Gomes oi grande amigo de Jorge Amado e era sempre recebido na Casa do Rio Vermelho, onde hoje existe um museu dedicado a Amado. Segundo Angela Fraga, diretora-executiva da Fundação Casa de Jorge Amado, ambos os escritores tinham uma conexão quanto aos temas abordados em suas obras, como a intolerância religiosa, a exploração política e comercial da fé popular, o coronelismo político e o progresso descontrolado.

“Para nós é uma honra e alegria realizar esta homenagem a Dias Gomes na 9ª edição da Flipelô. Avaliamos como justa e merecida por todo o seu legado, sua contribuição à literatura, ao teatro e à televisão. Vamos realizar uma festa linda trazendo a energia de tantos personagens de Dias Gomes que marcaram a TV brasileira, assim como os personagens de Jorge Amado, que até hoje enchem de vida o nosso Pelourinho”, disse Angela Fraga ao A TARDE.

Jorge Amado e Dias Gomes. Foto: Acervo Fundação Casa de Jorge Amado/Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify