Festa Literária Internacional do Pelourinho. Foto: Fernando Vivas. Foto

Há quem diga que a literatura imita a vida; há, por outro lado, quem defenda a diferenciação e o diálogo. Graciliano Ramos é um desses. “A primeira coisa que nos diz uma obra de arte é que o mundo da liberdade é possível, e isso nos dá força para lutar contra o mundo da opressão”, escreveu o autor.

Nome consagrado da nossa literatura, Graciliano Ramos será o grande homenageado da 5ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que se inicia na próxima quarta-feira (17) e vai até domingo (21). A atual edição contará com uma programação especial destinada ao público infantil, com contação de histórias, roda de capoeira e outras atividades.

Na noite de abertura, a Festa começa às 18h, com a exibição de um vídeo documentário sobre o encontro de Graciliano e Jorge Amado, que foram amigos em vida. O filme é protagonizado pela neta do escritor alagoano, Beth Ramos, e pelo ator Harildo Deda. A apresentação poderá ser acompanhada na Praça Pastores da Noite, além da exibição virtual da Flipelô no YouTube.