A Força Nacional de Segurança Pública vai realizar a Operação Posse Presidencial no próximo domingo (1º) para garantir a segurança do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice Geraldo Alckmin (PSB). A medida foi publicada nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial da União.
Os militares vão atuar nas atividades de escoltas, em apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF), até o dia 2 de janeiro e o contingente da equipe a ser disponibilizada vai obedecer o planejamento definido pela diretoria da Força Nacional, da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Criada em 2004 pelo governo Lula, a Força Nacional de Segurança Pública não faz parte das Forças Armadas e tem o objetivo de auxiliar os entes federativos em “atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública, à segurança das pessoas e do patrimônio, atuando também em situações de emergência e calamidades públicas”. Os integrantes da força não são funcionários do governo federal, mas agentes de segurança dos estados que são selecionados pela União e passam por cursos de instrução.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.