Pedro Dornas. Foto: Adam Vidal

Na última quarta-feira (19), aconteceu o CEO Fórum, maior encontro da Câmara Americana de Comércio (Amcham), que reuniu executivos C-levels de diferentes empresas do Brasil, na sede da FIEB, em Salvador. Na ocasião, o tema abordado foi a felicidade como estratégia nos negócios.

O evento foi conduzido pelo head da Amcham Bahia, Pedro Dornas, que apresentou os dados da última Pesquisa Panorama Liderança, uma parceria entre a entidade e a Humanizadas. Após ouvir 780 executivos brasileiros, o levantamento apontou que 94% das lideranças enxergam que as estratégias de bem-estar e felicidade influenciam positivamente no aumento da produtividade e engajamento dos colaboradores nas empresas, o que consequentemente impacta no aumento dos lucros.

“Os transtornos mentais estão entre as principais causas de afastamento do trabalho no Brasil, tendo respondido por mais de 280 mil casos somente em 2023. Ou seja: propósito, produtividade, inovação, absenteísmo, segurança do trabalho, capacidade de atrair e reter colaboradores são aspectos que possuem forte relação com o que chamamos de felicidade no mundo empresarial”, afirmou Dornas.

Sob mediação de Vinicius Kitahara, fundador da Vinning – Consultoria de Felicidade Corporativa, o encontro contou com um painel que debateu a criação de um ambiente de trabalho acolhedor, com diversidade e representatividade de diferentes grupos. Dentro das discussões, Lívia Azevedo, diretora de felicidade da Heineken Brasil, pontuou que a principal estratégia empregada pela empresa foi investir na ciência da felicidade, encorajando seu estudo através de programas de voluntariado entre os colaboradores e de formação da liderança para a segurança psicológica. “Dessa forma, conseguimos proporcionar um ambiente encorajador, positivo e seguro, em que colaboradores consigam trazer suas ideias sem medo de julgamento, colocando todo o seu potencial na realização do trabalho”, explicou.

Átila Cabral, CEO da Paramour, destacou que no nicho de varejo, a percepção de valor de um produto está ligado à percepção de bem-estar das suas vendedoras. “Felicidade é a matéria prima que molda o comportamento de quem representa a sua marca, agregando ainda mais valor para o produto”, contou. Luiz de Mendonça, CEO da Acelen, ressaltou a importância do papel dos mais altos cargos como exemplos motivadores e transformadores dentro do ambiente corporativo. “Elas [lideranças] precisam dar o exemplo, transmitir confiança, alegria e respeito, criando um ambiente positivo para que as pessoas cultivem um senso de pertencimento”, comentou.

Em outro momento, o empresário baiano Paulo Rogério Nunes, co-fundador da Vale do Dendê, compartilhou insights valiosos do ponto de vista do empreendedorismo, sob um recorte social e de raça. “Quando as pessoas olham para a periferia, normalmente o fazem com a lente do coitadismo. Mas se mergulharem nessas comunidades, vão encontrar muita inovação, porque ali tem resiliência criando soluções incríveis com recursos limitados. Então tem que ter diversidade não só no setor de RH, mas também no de marketing, no setor de P&D e, por fim, na cadeia de suprimentos”, declarou.

Vinicius Kitahara e Livia Azevedo. Foto: Adam Vidal
Paulo Rogério Nunes. Foto: Adam Vidal
Luiz de Mendonça. Foto: Adam Vidal

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