“A Avenida Sete é um microcosmo de Salvador, mostrando uma modernidade específica do Sul Global”, descreve Stephan Lanz sobre uma das principais vias da capital baiana. O pesquisador e fotógrafo alemão está participando de uma residência artística no Goethe-Institut e está desenvolvendo um projeto sobre os aspectos culturais do local.
Com atuação na Europa-Universität Viadrina, instituição acadêmica de Frankfurt, e no Centro de Assuntos Urbanos metroZones, em Berlim, o pesquisador alemão já realizou outros projetos no Brasil, como a pesquisa que resultou no livro “Governando a Favela… no Rio de Janeiro”, publicado em 2021.
Agora na capital baiana, Lanz tem o objetivo de capturar aspectos variados da Avenida Sete de Setembro, com a sua grande diversidade social e cultural, para entender as cidades através da produção de retratos. “Quero explorar como a fotografia pode revelar aspectos urbanos que os textos acadêmicos não conseguem capturar”, conta o pesquisador.
Stephen Lanz faz parte da residência artística Vila Sul, realizada pelo Goethe-Institut em diversas cidades localizadas no Hemisfério Sul. O programa da rede de ensino recebe representantes de diversas partes do mundo e tem o objetivo de fomentar discussões e projetos apresentando perspectivas variadas da cultura e da sociedade.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify