CAIXA Cultural Recife. Foto: Sérgio Figueroa.
CAIXA Cultural Recife. Foto: Sérgio Figueroa.

Até o dia 9 de fevereiro, a CAIXA Cultral Recife será palco da “Exposição PEBA – A Afrobrasilidade de Bahia e Pernambuco”, que conta com a participação de 30 fotógrafos. Uma das obras presentes na mostra é do baiano André Fernandes, premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o ensaio “Orixás”. A exposição tem visitação aberta ao público de terça a sábado, das 10h às 20h, além de domingo e feriados, das 10h às 18h.

Desde 2009 o fotógrafo nascido em Salvador vem construindo seu trabalho voltado a religiosidade do Candomblé. Com 30 anos de trajetória, o profissional já realizou diversas exposições individuais e coletivas. Reconhecido internacionalmente. com seu projeto “Orixás”, André foi premiado no Concurso Internacional de Arte para Artistas Minoritários, promovido pela ONU, em Genebra, Suíça.

Parte do ensaio premiado, a obra de André que integra a mostra fotográfica tem como foco a figura do orixá Oxalá. “Eu fotografo o Candomblé há 16 anos e acredito que esse trabalho seja um ato de preservação da memória afrodescendente. Dar mais visibilidade à religiosidade de matriz africana, ainda muito estigmatizada, é essencial para ampliarmos os debates sobre respeito e liberdade religiosa. Então, poder expor meu trabalho na CAIXA Cultural Recife é muito importante, um sinal de reconhecimento do trabalho realizado e uma oportunidade de acender o debate e a reflexão sobre o Candomblé”, conta o fotógrafo.

CAIXA Cultural Recife. Foto: Sérgio Figueroa.
CAIXA Cultural Recife. Foto: Sérgio Figueroa.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, FacebookInstagram, LinkedIn e Spotify