Frente fria em Salvador. Foto: Otávio Santos / Secom PMS

A atuação de uma frente fria em Salvador provocou, nas últimas 12 horas, chuvas de 128 milímetros, volume que já supera a média histórica de novembro, estimada em 108,2 milímetros, segundo dados da estação meteorológica de Ondina. Diante do alto índice pluviométrico e da previsão de continuidade das precipitações, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) elevou o nível de observação para o de atenção, seguindo os protocolos do Plano de Proteção da Defesa Civil (PPDC).

Os bairros mais afetados foram Nova Brasília, com 157,6 mm, Brotas (152,2 mm) e Bosque Real (150,8 mm). A Codesal informou que equipes compostas por engenheiros, arquitetos e geólogos estão em campo realizando vistorias preventivas. “Pedimos atenção redobrada, pois a chuva deve continuar durante toda a quarta-feira. Em caso de risco, disque 199 e aguarde o técnico da Defesa Civil”, alertou o diretor-geral da Codesal.

Entre as ocorrências registradas, houve um desabamento em Cajazeiras 2, que resultou no soterramento de duas pessoas, resgatadas pelo Corpo de Bombeiros e atendidas pelo Samu. Também foi identificado o desprendimento de uma geomanta em Narandiba, causado pela ruptura de drenagem. O Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec) explicou que o fenômeno é resultado de uma frente fria, e não de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

A Codesal mantém plantão 24 horas e orienta os moradores a se cadastrarem para receber alertas gratuitos por SMS, enviando o número do CEP para 40199. As ocorrências e boletins atualizados podem ser acompanhados em tempo real no site codesal

Frente fria em Salvador. Foto: Otávio Santos / Secom PMS

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify