Na última sexta-feira (15), a Fundação Aleixo Belov firmou uma parceria com a Associação Mulheres do Mar (AMMAR). A iniciativa visa fomentar a participação de mulheres nas atividades esportivas e na economia marítima. Na ocasião, estavam presentes o velejador, Aleixo Belov, a presidente da associação, Agathá Wicks, e a diretora de Relações Institucionais, Tatá Mott. Assim como, o advogado Zilan Costa e Silva e a administradora da Fundação, Larissa Nabuco.
Com isso, o no dia 10 de abril, vai acontecer o lançamento oficial da parceria na sede do Museu do Mar, no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador. Além disso, a estratégia atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), para o alcance da igualdade de gênero e empoderaramento de todas as mulheres e meninas.
Segundo Aleixo, a colaboração será importante para garantir o aumento da participação feminina nesses espaços. “É preciso fomentar a participação de mais mulheres nas atividades marítimas. A Bahia só tem a ganhar com essa parceria”, afirma. Já Larissa, conta que isso faz parte do processo de renovação e expansão da entidade, estabelecendo laços com outras instituições e parcerias que englobam a economia do mar, ciência e a questão socioambiental. “Hoje é um dia especial, pois celebramos nosso apoio à representatividade feminina no cenário náutico através da aliança com a AMMAR”, comemora.
Por sua vez, Costa e Silva, que tem especialização em Direito do Mar, reforça que essas ações contribuem para engrandecer e potencializar a economia baiana. “Quando falamos em Economia do Mar, estamos falando de uma série de atividades que podem ser fomentadas, desde as comunidades ribeirinhas, a grandes estaleiros, a construção de veleiros, ao incentivo à participação em esportes náuticos e todas as atividades que permitem o funcionamento dos portos, por exemplo. E, infelizmente, ainda é pequena a participação feminina nesses espaços, e esse tema não pode mais ser invisibilizado”, conclui.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.