Fernando Guerreiro
Fernando Guerreiro. Foto: Jefferson Peixoto.

O bairro de Itapuã ganhou nesta terça-feira (16) uma importante iniciativa de fomento ao desenvolvimento artístico e cultural com a inauguração da Escola Criativa Boca de Brasa Polo Itapuã, na sede do Malê Debalê. A inauguração contou com a apresentação de crianças do projeto Malezinho e com a participação do rei e rainha do Malezinho, Kailla Louise e Ivan Lucas Cardoso, além da presença de Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e da coordenadora-geral das Escolas Criativas Boca de Brasa ICEAFRO, Fabíola Aquino.

Este ano, o programa artístico-cultural Escolas Criativas Boca de Brasa mantém dois focos de atuação: a inauguração e início das atividades nos novos polos criativos (Boca de Brasa Barra-Pituba no Centro Cultural Mãe Carmen de Gantois e Boca de Brasa itapuã) e o programa de aceleração de iniciativas culturais e criativas Boca de Brasa. O programa é realizado pela FGM e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e do Instituto Aliança.

Fernando Guerreiro ressaltou que o programa está entrando numa fase muito interessante: “Desde o ano passado, estamos potencializando as iniciativas que já existem nos bairros, porque é interessante a gente perceber que não precisa inventar a roda. Os movimentos já existem, principalmente quando a gente vem para um lugar como o Malê Debalê, que já tem um trabalho de décadas. Então a gente chega aqui e já encontra um terreno prospectado e trabalhado, o qual iremos reforçar”, disse.

O Boca de Brasa Polo Itapuã já começa as atividades esta semana. Segundo Fabíola Aquino, no local serão realizados cursos de Música Percussiva, Sonorização, Dança Afro, Turismo Cultural e Comunitário, além de Figurinos e Adereços, com muita diversidade técnica, envolvendo toda a área de economia criativa. A estimativa é de que 90 alunos, com idade a partir de 18 anos, participem das atividades formativas ao longo deste ano, com uma média de distribuição de 20 pessoas por turma.

Malê de Balê
Malê de Balê. Foto: Jefferson Peixoto.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook, InstagramLinkedIn e Spotify