A Fundação Casa de Jorge Amado (FCJA) estará aberta para visitação a partir desta quinta-feira (12), após nove meses fechada para reformas. Para celebrar a reabertura do espaço, desta quinta (12) até sábado (14), a instituição promoverá o “Festival Uma Casa de Palavras”, no Largo do Pelourinho, com programação diversa e entrada gratuita. A partir de segunda-feira (16), os ingressos passam a custar de R$ 10 (meia) a R$ 20 (inteira), com entrada gratuita às quarta-feiras. De segunda a sexta o espaço funcionará entre 10h e 18h, e entre 10h e 16h aos sábados.
Os novos espaços fazem homenagem à trajetória e obra de Jorge Amado, mas também à Zélia Gattai, esposa e escritora do autor baiano, e à jornalista Myriam Fraga, primeira diretora da instituição. Outra novidade é a exposição permanente dedicada a Exu, orixá guardião da casa, escolhido pelo próprio Jorge Amado. “Após a reforma, a gente conseguiu ampliar as exposições. Isso é um benefício muito bacana para o grande público, uma forma de contemplarmos diferentes aspectos da obra do escritor Jorge Amado”, contou Ticiano Martins, coordenador de projetos da fundação.
“Temos uma sala toda dedicada a Myriam Fraga, falando de suas poesias e dela como mulher e como gestora desse espaço por 30 anos. Temos também um espaço todo dedicado a Zélia e o Café Teatro Zélia. A gente traz um espaço todo dedicado a ela, às suas obras, fotos e objetos pessoais. Zélia foi uma figura muito relevante na vida de Jorge Amado, mas também para a criação da fundação”, disse Angela Fraga, diretora executiva da Fundação Casa de Jorge Amado e filha de Myriam Fraga.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify