Gabriel Galípolo. Foto: Washington Costa/MF

Nesta quarta-feira (28), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o economista Gabriel Galípolo para o cargo de presidente do Banco Central (BC). O anúncio aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença da imprensa. Caso seja aprovado, Gabriel, poderá suceder Roberto Campos Neto, o qual já foi substituído pelo novo indicado do presidente da república durante as férias, em julho.

“O presidente da República me incumbiu de fazer um comunicado aqui de que hoje, ele está encaminhando ao Senado Federal, ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e ao senador Vanderlan Cardoso, presidente da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), o indicado dele para a presidência do Banco Central, que vem a ser o Gabriel Galípolo”, disse Haddad.

Vale ressaltar, que Galípolo ainda precisa ter o aval do Senado Federal para assumir o cargo, sendo sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e, depois, ter o nome aprovado pelo plenário da casa. O indicado é o atual diretor de Política Monetária do BC, além de ser formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Gabriel Galípolo. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify