Onco Brasil. Foto: Divulgação.

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Bahia (GACC-BA) foi a primeira instituição do país a receber a visita do projeto ONCO Brasil, na quarta-feira (4). A iniciativa é conduzida pela Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), em parceria com a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE).

A visita integra a Etapa de Vivência do projeto, que tem como foco a observação qualificada e a compreensão prática dos serviços que compõem a rede de atenção oncopediátrica no Brasil. Ao longo de 2026, estão previstas visitas presenciais a hospitais e instituições de apoio em diferentes estados, com o objetivo de contribuir para a organização e integração do cuidado.

Durante a atividade no GACC-BA, foram observados aspectos como estrutura assistencial, fluxos de atendimento, especialidades envolvidas e articulação em rede. A vivência contou com a participação de profissionais da área da saúde, equipes técnicas, analistas sociais e representantes da CONIACC, SOBOPE e do Hospital Israelita Albert Einstein.

O projeto ONCO Brasil tem apoio do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA), com execução viabilizada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, por meio do PROADI-SUS. A escolha do GACC-BA reconhece a trajetória de 38 anos da instituição no cuidado integral a crianças e adolescentes com câncer e sua atuação no enfrentamento das desigualdades no acesso ao tratamento.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify