Rebel #1 de Raul Mourão. Foto: Vicente de Mello.

Entre os dias 02 de março e 25 de junho, a Galeria Hugo França, em Trancoso, na Bahia, vai receber uma exposição individual do artista Raul Mourão. “Corta Fogo” vai reunir 22 trabalhos do escultor e fotógrafo, que foram desenvolvidos entre 2020 e 2024. A realização conta com uma parceria com a galeria Nara Roesler, e texto de Evangelina Seiler.

Com isso, na sala principal, estarão expostas esculturas do artista, como as Rebel #1 e #2, assim como, um conjunto inédito com 16 esculturas em escala menor. Em seguida, em uma área adjacente ao espaço principal da galeria, também estarão esculturas, dessa vez, as Rebel #6 e #7. Nessas obras, o aspecto central é a possibilidade de movimento. “Basta um pequeno gesto do espectador para que toda essa massa se movimente, permitindo que as linhas da estrutura de aço se cruzem e criem um embaralhamento visual”, explica Raul.

Assim, o intuito da ação é fazer o público deixar a passividade e tomar o poder de movimentar o trabalho do artista. Já na área externa da galeria, Raul apresentará a instalação Perdido #1, um conjunto de vinte e quatro setas em bandeiras hasteadas a 6 m do solo em mastros de aço galvanizado. Sendo assim, desdobrando de uma série de fotografias que registrou entre 1980 e 1990.

Perdido #1 de Raul Mourão. Foto: Vicente de Mello.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,   FacebookInstagramLinkedIn e Spotify