O maquiador e fotógrafo, Fernando Torquatto lançou ontem (20), seu novo livro, intitulado “Realeza”, que enaltece a beleza negra brasileira. O evento que aconteceu na galeria Taller Zaragoza, em São Paulo, contou com projeções de suas fotografias expostas por todo o espaço, assim como trechos do prefácio assinado por Djamila Ribeiro.
“Como artista é um prazer enorme receber em uma noite tão especial para a minha carreira, tantos amigos, pessoas com quem trabalhei e que admiro, para dividir com eles um projeto que acredito tanto, como esse. Realeza é meu trabalho mais autoral, até hoje, completamente inspirado na força, beleza, potência e representatividade negra na cultura brasileira. Foi a maneira que encontrei de colaborar com a luta contra o racismo e a favor da pluralidade. Por isso, essa noite significa tanto para mim”, disse Fernando Torquatto.
A nova obra do artista publicada, pela Luste Editores, tem direção de arte por Clayton Carneiro e traz mais de 180 cliques fotografados pelo artista exclusivamente para esse projeto. O livro retrata figuras sociais importantes dentro do movimento, modelos e artistas negros, como Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Glória Maria, Luanda Vieira, Tais Araújo, Zezé Mota, Margareth Menezes, Preta Gil, Camila Pitanga, Lazaro Ramos e Iza.
Fotos: Divulgação.