A Associação Baiana dos Auditores Fiscais Municipais (ABAM) celebrou seus 20 anos em uma tradicional confraternização de fim de ano no restaurante Boi Preto Prime, em Salvador, na última semana. Estiveram presentes os auditores fiscais municipais, diretoria e membros, além do vice-governador Geraldo Júnior, a deputada Olívia Santana, os vereadores Silvio Humberto, Claudio Tinoco, Joceval Rodrigues e Téo Senna, a secretária da Fazenda, Giovanna Victer, o subsecretário Daniel Ribeiro, o diretor da Receita Municipal, Ulisses Freitas, a presidente da APEB, Cinthya Viana Freire Fingergut, o presidente da ASFEB, Domenico Fioravanti, a presidente da APMS, Maria Amélia Maciel Machado, o presidente do IAF, Marcos Antonio da Silva, o diretor administrativo e financeiro do IAF, Josia Menezes Neto, o presidente do Sindifisco Nacional, Nagib Elias Abdala, dentre outros representantes.
A ABAM nasceu em 12 de novembro de 2003, fruto da iniciativa de 69 auditores fiscais, que tinham o objetivo de ter uma representação formal da categoria dos auditores fiscais municipais no estado da Bahia. Após 20 anos de existência, acumula conquistas para a categoria e é referência em representatividade e no desenvolvimento de ações de valorização profissional, por meio de sua Escola Fazendária. O presidente da associação, Antônio Cláudio Vasconcellos, desejou um 2024 de união e paz a todos. Ele destacou a manutenção do teto remuneratório da categoria na PEC 45/2019, até então em apreciação no Congresso. “Hoje temos trabalhado no Congresso Nacional, uma emenda que foi feita no Senado, que atribui um teto remuneratório para o auditor. Isso correu o risco de ser retirado, ser suprimido, no Senado. A manutenção é fruto do trabalho do nosso colega Artur Mattos, do Marcos Carneiro (IAF) e de tantos colegas. Quem não está na associação não sabe o quanto a gente trabalha. Não tem dia nem horário”, disse.
O auditor fiscal aposentado Jair Araújo apresentou um poema em homenagem à Abam e seus associados. “A ABAM se ergue, pois, para assumir o papel similar ao da mãe que protege os filhos, dos perigos e das tempestades”, diz o texto”. Durante a celebração, houve entrega de placas de homenagem aos auditores que se aposentaram neste ano, e também sorteio de brindes aos presentes. O humorista baiano Renato Piaba realizou um pocket show aos presentes, que não contiveram as gargalhadas.
Fotos: Divulgação.