Gringo Cardia foi homenageado pela Câmara Municipal com o Título de Cidadão de Salvador, na tarde desta sexta-feira (10), em sessão solene requerida e conduzida pelo vereador Claudio Tinoco (União). O novo cidadão soteropolitano nasceu em Uruguaiana/RS.
“Gringo Cardia criou uma nova linguagem nas áreas cenográficas de teatro, espetáculos de dança e shows, tornando-se um expoente das artes a partir da década de 1990”, destacou Tinoco em seu discurso de saudação. O vereador lembrou que o novo cidadão de Salvador ganhou vários prêmios internacionais, a exemplo do MTV, em Los Angeles, e o Laurence Olivier Award, em Londres.
Em Salvador, Gringo trabalhou em vários projetos culturais, como a Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, em 2014. Também foi curador e design do Museu da Casa do Carnaval da Bahia, em 2018, e da Cidade da Música da Bahia, em 2020. No Carnaval, criou trios para Carlinhos Brown e Daniela Mercury e elaborou camarotes da folia.
O Título de Cidadão de Salvador foi entregue pelas atrizes Regina Casé e Marisa Orth e pela sua irmã Gringa Cardia. Casé também saudou o amigo de muitas parcerias no campo cultural: “É uma justiça. O Gringo merece essa honraria. Temos uma paixão comum pela Bahia”.
Fotos: Valdemiro Lopes/CMS.