Bruna Varjão. Foto: Reprodução/BNewsTV.

O “boom” dos podcasts abriu as portas para que as pessoas começassem a produzir conteúdo audiovisual em maior quantidade. Com isso, as tantas ofertas disponíveis nas plataformas digitais, acabou tornando cada vez mais difícil ter destaque no mercado e garantir um espaço para seu produto. Diante disso, em conversa com o Anota Bahia, a colunista e empreendedora, Bruna Varjão, apresentadora do videocast Fatos&Pitacos, que vai ao ar no BNews, nos conta sobre os desafios de realizar o material audiovisual com qualidade e atenção.

Segundo Bruna, que também está à frente da BV Comunicação, o seu podcast chegou como uma extensão da coluna que já escrevia, no veículo, em dezembro de 2022. Assim, depois de uma conversa com Zé Eduardo, seu esposo, o Fatos&Pitacos começou as atividades. “Numa conversa, ele sugeriu que eu levasse o conteúdo para o vídeo, interagindo melhor com os entrevistados”, revelou. Mesmo estando vinculado a uma coluna que já acumulava acessos e engajamento, o novo projeto precisava ganhar espaço em uma esfera cheia com muita concorrência.

“Eu acho que ‘ganhar espaço’ no mercado dos podcasts está hoje muito atrelado a alcançar uma grande audiência. Aliás, no mercado da comunicação, em geral, ainda vemos isso muito presente”, expõe. Porém, Bruna conta que é preciso traçar um propósito claro, que imprima a personalidade que o produto quer passar. Então, será possível construir uma comunidade que trará retornos positivos, independentemente do tamanho dela.

Trazer boas fontes para a conversa é fundamental para manter o podcast em alta. No entanto, Bruna revela que a tarefa de identificar e confirmar a participação dos convidados já é um desafio por si só, e que o planejamento é a chave nessas situações. Além disso, a colunista fala sobre a importância de construir uma sintonia com a fonte. “Seja através de uma ligação, ou um café, é outro trabalho a ser feito, tornando o bate papo fluido, gostoso de assistir” declara.

Ela também reitera que o papel do entrevistador tem que ser bem executado, visto que será o responsável por conduzir o ritmo do programa, passeando pelos pontos já previamente definidos como estratégicos. Por fim, Bruna discorre sobre a importância da apuração e saber se a fonte está aberta a falar de temas mais íntimos ou trazer opiniões fortes sobre assuntos que estão sendo discutidos na atualidade. “É valioso dedicar tempo a um trabalho de pesquisa sobre o entrevistado, um roteiro que tenha ‘dendê’, que renda bons ganchos”, finaliza a apresentadora do Fatos&Pitacos.

Fatos&Pitacos. Foto: Reprodução/Instagram.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle Notícias,  Twitter,  Facebook,  InstagramLinkedIn e Spotify.