Bomba de Combustível. Foto: Natália Soto.
Bomba de Combustível. Foto: Natália Soto.

O preço da gasolina subiu nos postos de abastecimento de todo o país pela quarta semana seguida, mesmo com o congelamento do preço do combustível pela Petrobras66 dias. Na semana de 30 de outubro a 5 de novembro, a gasolina teve alta de 1,4% e, durante as quatro semanas, uma subida total de 2,4%. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Na Bahia, a gasolina subiu 2,42%, sendo o estado mais atendido pela Acelen, responsável pela refinaria de Mataripe. Em meados do segundo turno, o governo pressionou a Petrobras para não reajustar os preços nas refinarias, mas não foi possível conter os reajustes de agentes privados, como a refinaria baiana controlada pelo fundo Mubadala.

Segundo especialistas, a escalada da gasolina também se deve ao aumento no preço do etanol anidro, que corresponde por 27% da mistura da gasolina comum. O bloqueio das rodovias por bolsonaristas também pode ser um fator para o aumento do preço do combustível, já que os estados com mais aumentos (Paraná, Distrito Federal e Rio Grande do Sul) foram os mais afetados pelos protestos.

Gasolina-Anota-Bahia
Gasolina. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.