GEORGE FLOYD ESTÁ SENDO VELADO NESTA TERÇA (9), EM HOUSTON. FOTO: REPRODUÇÃO

George Floyd, americano negro assassinado por um policial branco, está sendo velado pela última vez nesta terça-feira (9), em Houston, no Texas, onde ele cresceu.

O sepultamento ocorre 15 dias após a divulgação do vídeo que mostra Floyd sendo asfixiado até a morte, imagens que despertaram indignação global e motivaram os mais maciços protestos contra o racismo e a violência policial nos Estados Unidos em mais de 50 anos.

Apesar de ser privado, o funeral é transmitido ao vivo pelo site da Igreja Fountain of Praise, que Floyd frequentava até se mudar para Minneapolis. A eulogia coube ao pastor Al Sharpton, ícone do movimento pelos direitos civis nos EUA, que, num pronunciamento carregado de emoção, destacou o longo histórico de homens negros assassinados, cobrou justiça e ressaltou que o preço da vida negra deve ser o mesmo da vida branca.

Sharpton afirmou, durante seu pronunciamento, que o ex-presidente Barack Obama telefonou para ele e perguntou o que poderia fazer, ouvindo do pastor: “Queremos justiça.”