Curupira. Foto: Divulgação/COP30

O Curupira, lenda do folclore brasileiro que atua como guardião das florestas, foi escolhido como personagem símbolo da COP30, que acontecerá entre 10 e 21 de novembro, em Belém, no Pará. Segundo a organização do evento, o menino com cabelo de fogo e pés virados para trás representa “o compromisso da presidência brasileira em solidificar ações de redução das emissões dos gases que provocam o aquecimento da Terra”, afirma a nota divulgada na última terça-feira (1º).

“Quando nos reunirmos na Amazônia brasileira em novembro, devemos ouvir atentamente a ciência mais avançada e reavaliar o papel extraordinário já desempenhado pelas florestas e pelas pessoas que as preservam e delas dependem. As florestas podem nos fazer ganhar tempo na ação climática durante uma janela de oportunidade que se está fechando rapidamente”, afirma o presidente da COP30, André Corrêa do Lago.

A imagem do personagem estará estampado na identidade visual da conferência. O Curupira é muito presente na tradição amazônica e associado à proteção das matas e dos animais, especialmente contra a caça. Os pés virados ao contrário são uma artimanha usada para confundir aqueles que tentam seguir seus passos.

Vista aérea de Belém. Foto: Agência Belém

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify