Durante esta semana, a cidade de João Pessoa está recebendo o primeiro Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Nordeste (Ercob Nordeste). A Bahia está sendo representada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e pelo Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas (FBCBH) e a gestão das águas baianas foram apresentadas na ocasião.
Maria Amélia Lins, diretora-geral do Inema, ressaltou a importância do evento e do compartilhamento de formas de gestão: “A grandeza deste evento demonstra o interesse comum entre os Estados e os Comitês de Bacias Hidrográficas do Nordeste, em promover o debate e o planejamento integrado para garantir os usos múltiplos e a qualidade ambiental das bacias hidrográficas da região”.
Os 14 comitês baianos foram apresentados por Ana Odália, coordenadora-geral do FBCBH, com destaque para as diferentes realidades oriundas da grande extensão territorial do estado, mas com perspectivas de fortalecimento entre si. Além disso, organizações baianas e dos outros estados do Nordeste participarão de palestras, rodas de conversas e debates.
“Comitês bem estruturados e capacitados são capazes de identificar e solucionar problemas locais de forma mais eficaz, promovendo ações que beneficiam tanto o meio ambiente quanto a população. A gestão da água é fundamental para a gestão da vida de todos os seres vivos desse planeta”, destaca Maurício Scalon, coordenador-geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas e co-organizador do evento.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify