Fundada em 20 de julho de 1987 por célebres nomes da literatura brasileira, dentre eles Machado de Assis, Joaquim Nabuco e o jurista baiano Ruy Barbosa, a Academia Brasileira de Letras (ABL) atualmente dispõe de cinco cadeiras vagas. São 12 as personalidades candidatas a se tornarem membros da instituição, duas delas bastante conhecidas do público; trata-se da atriz Fernanda Montenegro e do músico e poeta Gilberto Gil.
Há algum tempo, a ABL busca maior valorização da cultura popular brasileira, tornando o espaço mais representativo e democrático. O essencial é ter escrito um livro de grande importância, explica a Academia Brasileira de Letras. Gilberto Gil pleiteia a cadeira 20, que pertenceu a Murilo Melo Filho. Outro nome cotado para a vaga é o do poeta Salgado Maranhão. A votação acontecerá no dia 11 de novembro.
Já Fernanda Montenegro disputa a cadeira 17, que pertenceu a Affonso Arinos de Mello Franco. Tamanho prestígio da atriz, que ela está sem concorrentes para a vaga. Entretanto, os acadêmicos podem optar por não elegê-la, caso considerem que a pessoa não se enquadre no perfil. A votação está prevista para acontecer no dia 04 de novembro.