Gilberto Gil. Foto: Aurélio Alves.

Muito se comentou sobe a campanha aberta realizada em prol de Chico Buarque se candidatar a uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Mas, de acordo com o Blog do Ancelmo, o cantor baiano Gilberto Gil também tem sido assediado para o posto. Citou-se que ele já recebeu diversos telefonemas, mas que a ideia não lhe passa pela cabeça.

Com a morte de Alfredo Bosi, ocorrida em abril deste ano, já são três as vagas abertas na ABL. No ano passado, já haviam morrido Murilo Mello Filho e Affonso Arinos de Mello Franco, e, suas vagas não foram preenchidas por causa da pandemia.

A Academia Brasileira de Letras foi inaugurada em 20 de julho de 1897 pelos escritores Machado de Assis, Lúcio de Mendonça, Inglês de Sousa, Olavo Bilac, Afonso Celso, Graça Aranha, Medeiros e Albuquerque, Joaquim Nabuco, Teixeira de Melo, Visconde de Taunay e Ruy Barbosa.

O seu estatuto estabelece que para alguém candidatar-se é preciso ser brasileiro nato e ter publicado, em qualquer gênero da literatura, obras de reconhecido mérito ou, fora desses gêneros, livros de valor literário. A academia é constituída por 40 membros efetivos e perpétuos. Também existem 20 sócios estrangeiros.