Na última terça-feira (18), o cantor, compositor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A mais importante honraria da casa, reconhece personalidades de destaque no cenário cultural, educacional ou humanitário do país.
“Grato é como melhor posso me sentir nesse momento. Por compreender essa honraria como um sinal de que essa universidade busca olhar para além de si mesma. Ao seu redor. Essa universidade quer voltar o seu olhar para o de fora e reconhecer ali no seu ambiente os brotos, as plantas, os frutos de uma vida cultural fincada no solo fértil de uma informalidade que transcende o mundo curricular”, declarou Gil.
Segundo o próprio artista baiano e imortal da Academia Brasileira de Letras, ele entende que contribuiu com o cenário cultural e político do país, além de ter somado para o tesouro de ideias e símbolos brasileiros. “Como estou seguro de que foi certamente pelo conjunto da minha vida como artista popular e militante da cidadania que essa universidade me distingue hoje com a honorífica insígnia de doutor, sinto-me portador dessa qualificação”, afirmou. Para Roberta Eugênio, secretária executiva do Ministério da Igualdade Racial, o evento reconhece toda contribuição de Gil para a história, para a arte, para a música, para uma sociedade cheia de cores vivas.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify