Aldo Brizzi e Gilberto Gil. Foto: Rodrigo Rosenthal

No dia 23 de novembro, o cantor, compositor e multi-instrumentista Gilberto Gil vai apresentar, ao lado do maestro italiano Aldo Brizzi, a ópera Amor Azul, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Com passagens pela França e São Paulo, essa será a primeira vez do concerto em Salvador e contará com a Orquestra e Coro da NEOJIBA, além de solistas do Núcleo de Ópera da Bahia. A obra aborda a história de amor entre o deus hindu Krishna e a mortal Radha, enquanto cerca de 150 artistas – entre músicos, cantores, solistas e bailarinos – celebram a mistura de música, canto lírico, música popular brasileira e a dança tradicional indiana.

“É um poema de mais de mil anos atrás que trata de vários deuses indianos e tramas afetivas e amorosas entre eles, o amor de Krishna e Radha, dois grandes personagens místicos e míticos da tradição hindu. O plano é ter a ópera completamente encenada em breve”, conta Gil, que estará no palco no papel de Jayadeva, o contador da história e de Vishnu, um dos deuses supremos do hinduísmo.

A apresentação se desdobra em dois atos, com um intervalo de 20 minutos entre eles, nos quais o público acompanha a relação das divindades em diferentes cenários, desde a Índia mítica do passado e o Brasil vívido da contemporaneidade. Segundo Aldo Brizzi, o texto principal vem de “Gita Govinda”, de Jayadeva Goswami, considerada uma das obras primas da literatura mundial. O poema foi apresentado pelo designer tropicalista Rogério Duarte, aos artistas, e a adaptação do original foi feita em colaboração com o poeta André Vallias.

As composições exclusivas unem orquestra sinfônica, balé indiano, vozes populares e coro lírico a gêneros musicais como samba, bossa nova e afoxé, além de incorporar a percussão afro-brasileira e o veena, um tradicional instrumento de cordas indiano. “Os cantores vêm da música lírica, mas com um trabalho de aproximação da música popular sem perder toda a técnica erudita e colocando mais sotaque à interpretação. Essa música foi feita na Bahia, lugar ideal para oferecer ao público baiano essa novidade de Gil”, afirma Brizzi. Os ingressos já estão disponíveis na plataforma Sympla ou na bilheteria do TCA.

Concha Acústica do TCA. Foto: Rosilda Cruz/GOVBA

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify