Max Jorge Hinderer. Foto: Reprodução.

As 12 pessoas que serão selecionadas para o Programa de Formação Curadoria para Arte no Espaço Público, iniciativa do Goethe-Institut Salvador-Bahia, terão a oportunidade de trocar experiências com o escritor, curador e filósofo Max Jorge Hinderer. Radicado em La Paz, na Bolívia, Hinderer é boliviano-alemão e sua trajetória é reconhecida internacionalmente.

Em 2017, o seu trabalho como curador pôde ser visto em Salvador na exposição “Implosão – Trans(relacion)ando Hubert Fichte”, que ficou em cartaz no Museu de Arte Moderna (MAM). Ele é conhecido por sua atuação, entre 2019 e 2020, como diretor do Museu Nacional de Arte (MNA), em La Paz, e foi designado como o próximo Diretor Artístico da Academia das Artes do Mundo (ADKDW), com sede em Colônia, na Alemanha.

O programa será realizado em duas etapas. A primeira será em 2021 e consiste em três módulos ministrados online por especialistas do Brasil e convidados de países dos continentes africano e europeu. A segunda fase será em 2022, quando todos poderão acompanhar curadores profissionais na criação, planejamento e montagem de três exposições em espaços públicos ao longo do ano. Cada exposição acontecerá em período distinto e, para cada projeto, 04 participantes atuarão como assistentes e os demais como ouvintes.